Slider

O PTDADH

 

O Programa de Treinamento, Desenvolvimento e Avaliação de Desempenho Humano (PTDADH) do Comando Operacional foi instituído por meio da Instrução Normativa nº 50/2018 – COMOP, publicada no item VIII – INSTRUÇÃO NORMATIVA 50/2018 – COMOP do Boletim Geral 246, de 28 de dezembro de 2018. 

O Programa trabalha com Projetos apresentados e, se aprovados, passam a integrar o Programa por determinado período de tempo.

A IN nº 50/2018 – COMOP regula o desenvolvimento e define as regras básicas para a participação dos Bombeiros Militares nas atividades afetas ao Programa de Treinamento, Desenvolvimento e Avaliação de Desempenho Humano (PTDADH) no âmbito do Comando Operacional (COMOP) e dá outras providências.

 

Para um melhor esclarecimento da diferença entre os conceitos de Programa e Projeto, tem-se:

O que é um programa?

Um programa é um grupo de projetos, programas subsidiários e atividades de programa relacionados, gerenciados de modo coordenado visando a obtenção de benefícios que não estariam disponíveis se eles fossem gerenciados individualmente. (Guia PMBOK, 6a ed., 2017, p.13).

O que são projetos?

 O conceito de Projetos, segundo o Manual de Gerenciamento de Projetos do CBMDF (2018):

Projetos são esforços empreendidos temporariamente para entregar produtos, serviços ou resultados, utilizando recursos humanos e logísticos.

[…]

Servem para materializar ideias, apresentar soluções e atender demandas. No caso do CBMDF, para apresentar resultados que contribuam com a qualidade de vida da população brasiliense. (Manual de Gerenciamento de Projetos do CBMDF: Metodologia aplicada/Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal.–Brasília:CBMDF, 2018. p.15).

 

 

Desta forma, o Projeto (PATDADH) é parte integrante do Programa (PTDADH), tendo o seu cronograma baseado nos meses de janeiro a dezembro do ano. O bombeiro militar participante pode participar de um ou outro Projeto, mas sempre estará participando do Programa. Deste modo, alguns projetos podem ser desenvolvidos para um grupo de especialistas, em que não haverá participação de bombeiros militares não especialistas naquela área.

 

A Instrução Normativa nº 50/2018 do COMOP pode ser lida diretamente no Boletim Geral do CBMDF ou no seguinte LINK: CLIQUE AQUI! .

 

CADASTRO NO PROGRAMA

Para realizar o cadastro no programa, acesse a página que explica detalhadamente os passos, clicando AQUI.

 

 

DÚVIDAS MAIS COMUNS:

1. Quem deve participar do PTDADH?

Conforme fez público o item XXXV – APROVAÇÃO DO PROJETO ANUAL DE TREINAMENTO, DESENVOLVIMENTO E AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO HUMANO DO COMOP – ANO 2019 do BG nº 10, de 15/01/2019, todos os bombeiros militares lotados no COMOP devem participar do PTDADH nos módulos afetos a todos os bombeiros militares, independente do posto ou graduação.

A participação, com aproveitamento, habilitará o bombeiro militar lotado no COMOP a se inscrever no banco de dados do serviço voluntário gratificado (GSV).  

A Publicação pode ser lida no link: APROVAÇÃO PATDADH.

 

2. Quem pode participar do PTDADH?

 

Os bombeiros militares NÃO lotados no COMOP poderão realizar a inscrição, mediante requerimento assinado por seu Chefe, Diretor ou Comandante enviado ao ambiente do SEI “COMOP/SUCOP”. O Requerimento não necessita de dados pessoais do Requerente, apenas o nome completo, matrícula, local de lotação atual e telefone do seu local de trabalho.

 

Ao ser considerado aprovado, o bombeiro militar não lotado no COMOP poderá se inscrever no banco de dados do serviço voluntário gratificado (GSV).

 

3. Quais são os procedimentos para a realização do cadastro na plataforma do Programa ?

 

Os passos para a cadastro do bombeiro militar na plataforma ocorre com o seu acesso ao sítio: https://ptdadh.comop.com.br e o seu cadastro que foi detalhadamente descrito no seguinte link: CLIQUE AQUI.

 

É relevante citar que o sistema só permite o cadastro de bombeiros militares através de e-mail corporativo (@cbm.df.gov.br). Caso o bombeiro militar tenha perdido o acesso deve efetuar contato com o Suporte Técnico da DITIC no 3901-6005 e se informar como proceder para retomar o seu acesso.

 

4. Estou cadastrado, como devo proceder de agora em diante?

 

Basicamente, o bombeiro militar deverá acessar aos módulos e estudar o conteúdo. Quando entender que já está preparado para a realização da Avaliação Teórica (AT) poderá agendar a realização da prova com algum oficial habilitado no seu Grupamento ou em um Grupamento mais próximo de sua residência, mediante a disponibilidade de vagas naquela localidade.

 

5. Realizei a Avaliação Teórica (AT) e fui reprovado. Como devo proceder para realizá-la novamente?

 

O participante deverá acessar novamente os 4 módulos, estudar o conteúdo novamente e reagendar a realização da Avaliação Teórica (AT).

 

6. Realizei a Avaliação Teórica (AT) e fui aprovado. Como devo proceder para realizar a Avaliação Prática Profissional (APP)?

O participante deverá acessar um sistema de agendamento e agendar a sua participação. Caso o sistema de agendamento não esteja disponível naquele momento, serão disponibilizadas vagas por dias e horários da semana para cada grupamento. Basta o interessado agendar na sua própria unidade, dentro das vagas disponibilizadas e comparecer para a realização da prova.

 

Deve-se recordar que para a realização da Avaliação Prática Profissional o Bombeiro Militar deve chegar com um mínimo de 20 min. de antecedência para poder realizar a aferição da P.A. e da F.C., fazer um alongamento e aquecimento e vestir sua roupa de EPI para a realização dos oito eventos.

 

O protocolo da Avaliação Prática Profissional, disponível no Módulo 3, é bastante detalhado em relação ao que pode e o que não pode ser realizado ao longo da Avaliação Prática Profissional. Estude atentamente o protocolo, tire suas dúvidas, treine e evite surpresas.

 

7. Realizei a Avaliação Prática Profissional (APP) e fui reprovado. Como devo proceder para realizá-la novamente?

 

O participante deve treinar e reagendar a realização da APP tão logo consiga, no treinamento, completá-la em tempo inferior ao tempo máximo previsto.

 

8. Eu fui aprovado na Avaliação Teórica (AT) e na Avaliação Prática Profissional (APP). Estou habilitado para o serviço voluntário gratificado?

 

Sim. Futuramente, com a atualização do Projeto Anual de Treinamento, Desenvolvimento e Avaliação de Desempenho Humano (PATDADH) e dependendo do tipo de serviço (socorrista, guarda-vidas, etc.), poderão ser exigidos novos módulos para a habilitação em determinados serviços voluntários.