Passos para cadastro na plataforma do PTDADH

Slider

PASSOS PARA CADASTRO NA PLATAFORMA DE ENSINO DO PTDADH
Destaca-se que mesmo sem acesso ao e-mail corporativo, é possível fazer o cadastro e solicitar a liberação manual.


Os passos que devem ser seguidos para o cadastro com sucesso na plataforma do PTDADH são os seguintes:

  1. Acesso ao sítio da Plataforma (https://ptdadh.comop.com.br )
  2. Já no sítio da Plataforma, no canto superior direito da tela clicar no link Acessar: “Você ainda não se identificou. (Acessar)”
  3. Na região central inferior, onde tem escrito “Esta é a sua primeira vez aqui?” clicar no botão CRIAR UMA CONTA.
  4. Preencher o formulário com alguns cuidados referente aos campos “Identificação de usuário”, “senha” e “endereço de e-mail”, conforme será detalhado mais abaixo.
  5. Acessar o e-mail corporativo (https://webmail.cbm.df.gov.br/login.php) onde terá recebido o link para validação de seu cadastro.
  6. Acessar a plataforma e procurar o curso.
  7. Acessar os módulos do curso e iniciar os estudos. ATENÇÃO: você deve retornar a página inicial e descer a barra de rolagem para ver o curso “Plano Anual…”. Clique nele e em seguida se inscreva.

CONSIDERAÇÕES MAIS DETALHADAS SOBRE O PROCESSO DE CADASTRO

Caso o Bombeiro Militar não tenha acesso ao e-mail corporativo, ele poderá verificar qual é o seu e-mail corporativo na sua ficha individual, no sítio do CBMDF (www.cbm.df.gov.br). A DITIC disponibilizou um tutorial para facilitar a liberação da senha: https://www.cbm.df.gov.br/5105-tutorial-de-recuperacao-de-senha-do-e-mail-corporativo

DESTACA-SE: é possível realizar o acesso a plataforma de ensino mesmo sem ter aceso ao e-mail corporativo, desde que seja realizado o uso do e-mail correto, válido.

Visando evitar qualquer tipo de dificuldade de cadastro pelo participante, explica-se a seguir de forma mais detalhada e com telas que permitem melhor visualização dos procedimentos.

Passo 1

Acesso ao sítio da Plataforma (https://ptdadh.comop.com.br ) <– clique no link.

Passo 2

Já no sítio da plataforma, no canto superior direito clicar em “Acessar”, conforme indica a seta verde na imagem abaixo.

Passo 3

Na região central inferior, onde tem escrito “Esta é a sua primeira vez aqui?” clicar no botão CRIAR UMA CONTA, conforme imagem abaixo.

Passo 4

Preencher o formulário com alguns cuidados referentes aos campos “Identificação de usuário”, “senha” e “endereço de e-mail”, conforme será detalhado mais abaixo.

O campo de “Identificação de usuário” deve ser digitado com todas as letras minúsculas. O padrão a ser adotado deve ser: graduação+qbmg(para praças)+nomedeguerra

A imagem acima apresenta uma série de exemplos relativo a todas as graduações e postos. No lugar de inserir a palavra “qbmg1”, escrever apenas o número “1”. Ou seja, no lugar de escrever “sdqbmg1lucaslima” escrever “sd1lucaslima”. Ou no caso da QBMG-2 ficaria: “sd2lucaslima”, o que não significa que é um SD/2.

Nos campos seguintes, deve-se obervar que a SENHA deve ter letras minúsculas e maiúscula, além de algarismos NÃO alfanuméricos (@#$%¨&*).

O único tipo de e-mail que pode ser inserido no campo “Endereço de email” é o E-MAIL INSTITUCIONAL (@cbm.df.gov.br).

No campo nome, deve-se digitar a graduação completa e nome completo. Exemplo: 1º SGT QBMG-1 LUCAS DE PAULA e no campo SOBRENOME “LIMA”.

Insere-se as informações relativas a Cidade, Estado e País e clica-se no botão CADASTRAR ESTE NOVO USUÁRIO.

Segue um exemplo de um formulário completamente preenchido:

Ao ser clicado o botão “CADASTRAR ESTE NOVO USUÁRIO” aparece a seguinte tela:

Deve-se, neste momento, seguir para o passo seguinte.

Passo 5

Acessar o e-mail corporativo (https://webmail.cbm.df.gov.br/login.php) onde terá recebido o link para validação de seu cadastro.

No exemplo da imagem acima, tem-se como a mensagem é recebida no INBOX (Caixa de Entrada) do e-mail corporativo. Caso não chegue após 10 min, verifique na pasta de SPAM.

Ao clicar na mensagem, é possível ler o seu conteúdo onde é solicitado o clique no link para ativação da conta, conforme pode ser visto a seguir:

Após o clique no link, abre-se uma nova janela com a seguinte mensagem:

Basta clicar em CONTINUAR para acessar o sistema.

A imagem acima mostra a primeira tela que se enxerga no primeiro acesso.

A partir de então é acessar o conteúdo do curso e iniciar os estudos.

CASO O CURSO não esteja visível ao ser realizado o LOGIN, o interessado deve retornar a página inicial (https://ptdadh.comop.com.br), descer a barra de rolagem e, no canto esquerdo, clicar em “Plano Anual…”. Logo em seguida clica para se inscrever e pronto, já conseguirá ver os módulos.

Após o cadastro na Plataforma, o Bombeiro Militar participante deverá acessar ao conteúdo dos módulos de 1 a 4 e estudar para a Avaliação Teórica. O tempo em que cada pessoa necessita para estudar e fixar na memória o conteúdo dos 4 módulos introdutórios variará entre os participantes.

Tão logo o participante sinta-se confiante, poderá agendar a realização da Avaliação Teórica ou no grupamento em que estiver lotado ou em outro próximo.

A AT ocorre no computador corporativo. Não há uso de folhas de papel.

A AT é temporizada. O avalido tem conhecimento do tempo para realização da AT.

Tão logo finalize a Avaliação e envie a conclusão, o sistema retorna a Nota do avaliado, informando se ele está aprovado ou não.

Para ser aprovado o Avaliado precisa ter rendimento superior ou igual a 70% dos pontos da avaliação.

No caso de não atingir tal pontuação, deverá estudar os módulos iniciais, novamente, e reagendar uma nova data para a realização de sua nova tentativa.

Ao ser APROVADO na AT, o avaliado poderá agendar sua participação na Avaliação Prática Profissional (APP), via sistema próprio de agendamento ou, caso este ainda não tenha sido disponibilizado, no seu Grupamento, nos dias e horários disponibilizados.

Durante a realização da AT não é permitida a consulta de qualquer material ou aparelho eletrônico, bem como não é permitida a abertura de novas janelas ou abas de navegador.

A dica é: busque estudar o quanto antes o conteúdo e agende logo sua Avaliação Teórica. Há uma tendência natural que muitos deixem para a última hora e não tenham como agendar em locais próximos.

No estudo do Módulo 3, no estudo do Protocolo da Avaliação Prática Profissional não se faz necessário memorizar os grupos musculares atuantes em cada um dos oito eventos de prova.

Boa avaliação a todos!